19.3 C
Ponta Grossa
quinta-feira, fevereiro 29, 2024

Baleia é encontrada morta no litoral do PR

Ponta Grossa
nublado
19.3 ° C
19.3 °
19.3 °
96 %
0.9kmh
100 %
qui
29 °
sex
27 °
sáb
28 °
dom
31 °
seg
21 °
Escrito por

Uma baleia do gênero Balaenoptera foi encontrada morta na Praia de Leste, em Pontal do Paraná, na última terça-feira (10). O animal, que possuía cerca de 12 metros de comprimento, estava em estado avançado de decomposição, o que dificultou a identificação da espécie e a causa da morte do animal que estava no litoral.

Após o registro do encalhe, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da UFPR, foi até o local para avaliação. Composta por profissionais de diversas áreas, a equipe realizou uma avaliação geral do animal e coletou amostras biológicas para análises em laboratório. Essas análises irão auxiliar na identificação da espécie da baleia e contribuir para pesquisas sobre a sua biologia e saúde, bem como do seu ambiente.

Continue lendo depois da publicidade:

O gênero Balaenoptera abrange espécies de grandes baleias, como a baleia azul e a baleia-fin. A conservação desses animais é de extrema importância, uma vez que eles desempenham um papel fundamental na ciclagem de nutrientes e na produtividade dos oceanos.

Baleia encontrada no Litoral

No passado, as baleias foram intensamente caçadas, mas agora é necessário garantir sua proteção diante das ameaças do mundo moderno. Por isso, o trabalho realizado pelo PMP-BS/LEC-UFPR é de extrema importância, pois contribui para a pesquisa e conservação desses animais marinhos, destacou a Prefeitura de Pontal do Paraná.

A Prefeitura, logo que foi informada do ocorrido, acionou o LEC/UFPR por meio do Protocolo de Encalhe de Animais Marinhos no litoral do Paraná (PRAE).

Leia também:

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. No Paraná, o monitoramento do Trecho 6 é realizado pela equipe do LEC/UFPR.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

Inscrever-se
Me notifique
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja os comentários
Direitos Autorais

.