O Exército Brasileiro de Ponta Grossa realizou uma das etapas do curso da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) com uma ‘guerra simulada’ que ocorreu na manhã desta quinta-feira (5) no Campo de Instruções General Calasans (CIGC) em Itaicoca, distrito da cidade. Para participar do exercício, membros da Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações do Exército foram até o local.
Segundo a Assessoria de Comunicação Social o planejamento da ação ocorreu de forma semelhante a uma guerra real. “A ação ocorre quando o país vermelho invade o país azul, por conta de acontecimentos históricos”, explicou a nota enviada ao JC, detalhando que houve uma tentativa simulada de intervenção de um órgão internacional na situação, mas sem resultados.
Diante da falta de resolução democrática, os soldados pegaram suas armas para defesa territorial e expulsar o invasor vermelho. A ação, que contou com a participação do 13º Batalhão de Infantaria Blindado, 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e 5º Regimento de Carros de Combate, foi favorável para a formação dos capitães alunos, destacou a Assessoria.
“O capitão aluno vê na prática como funciona uma Brigada de Cavalaria Blindada”
Falou a Assessoria de Comunicação Social
Durante a ‘guerra simulada’, toda a ação e tática foram acompanhadas por acadêmicos de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e publicidade da Unicesumar, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto os blindados e os pelotões envolvidos na simulação.
O que é o curso da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais?
O Curso da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) é uma das etapas na formação dos oficiais do Exército Brasileiro. A EsAO é uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Rio de Janeiro, responsável por capacitar os oficiais superiores para assumirem funções de comando, liderança e assessoramento em unidades militares.
O curso tem duração de aproximadamente um ano e é direcionado aos oficiais do Exército que já concluíram a formação na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) ou na Escola de Saúde e possuem o posto de capitão. Durante o curso, os oficiais aprofundam seus conhecimentos em áreas como estratégia militar, gestão, liderança, direito e logística.
O objetivo principal do curso é preparar os oficiais para assumirem posições de maior responsabilidade dentro da hierarquia militar. A ideia é desenvolver habilidades de liderança, capacidade de análise, tomada de decisão e gestão de recursos humanos e materiais.
Leia também:
- Ameaça entre vizinhos acaba com polícia em bairro de PG
- FOTOS: Confira como foi o desfile de 200 anos de Ponta Grossa
- Japão e o sistema de estupro da 2ª Guerra Mundial
Ao completar o Curso da EsAO, os oficiais estão aptos a ocuparem cargos de comando em batalhões, regimentos e outras unidades do Exército, bem como assumirem funções de assessoramento em órgãos de alto nível dentro da instituição.