24.7 C
Ponta Grossa
terça-feira, maio 21, 2024

Olimpíadas de Matemática do PR tem resultado divulgado

Os vencedores podem participar de um curso de imersão para aprofundamento dos conhecimentos em Matemática

Ponta Grossa
céu pouco nublado
22.2 ° C
22.2 °
22.2 °
64 %
2.7kmh
11 %
ter
25 °
qua
25 °
qui
25 °
sex
19 °
sáb
13 °
Escrito por

A Secretaria de Estado da Educação (Seed/PR) divulgou nesta sexta-feira (11) os nomes dos 123 medalhistas de ouro das Olimpíadas de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (Omap). Os vencedores serão convidados a participar de um curso de imersão para aprofundamento dos conhecimentos, entre 12 e 14 de setembro, em Foz do Iguaçu. As despesas da viagem com transporte e estadia serão subsidiadas pelo Governo do Estado. Os medalhistas também garantiram vaga na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBM), em outubro.

A Omap reuniu todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio da rede estadual que fizeram a Prova Paraná, no fim do mês de abril. Até o resultado final, os selecionados percorreram uma verdadeira maratona de estudos. De um total de 867.285 participantes, 106.614 passaram para a segunda fase (em torno de 10%), que aconteceu no mês de junho. Já para a etapa final, cerca de 4,5 mil alunos alcançaram a pontuação necessária, fazendo as provas entre os dias 31 de julho e 4 de agosto.

Continue lendo depois da publicidade:

Para os estudantes que não se classificaram entre os melhores colocados, mas que lograram boas notas, também serão entregues medalhas – 369 de prata e 466 de bronze. As premiações vão acontecer nas escolas em eventos organizados pelos Núcleos Regionais de Educação (NREs).

“As medalhas são um prêmio pela dedicação e esforço que os estudantes tiveram nesse processo. São todos vencedores por terem se desafiado ao longo da Omap”, afirma Roni Miranda, secretário estadual de Educação.

“A Olimpíada foi um grande sucesso. Os alunos participaram ativamente das três fases e puderam demonstrar todo o conhecimento que conquistaram até aqui. A prova avaliou conteúdos trabalhados no componente de Matemática com diferentes níveis de complexidade, e os finalistas demonstraram preparo e dedicação”, destaca Ane Carolina Chimanski, chefe do Departamento de Desenvolvimento Curricular (DDC) da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), responsável pela organização da Omap.

As vagas foram distribuídas por NRE e por nível (nível I: do 6º ao 7º ano; nível II: do 8º ao 9º ano; e nível III: ensino médio).

Entre os craques da Matemática, Thammy de Almeida Dias, do 9° ano do Colégio Estadual do Campo Octávio Tozo, em Cascavel (Oeste do Estado), se destacou. “Estou me sentindo muito feliz porque percebo que valeu a pena ter dedicado um tempo extra aos estudos. Recebi a notícia pela minha mãe e a diretora da escola anunciou para todos os colegas bem em 11 de agosto, Dia do Estudante”, celebra.

Thammy de Almeida Dias esteve entre os finalistas de uma escola de Cascavel | Imagem: Arquivo Pessoal

Thammy estava confiante justamente pela dedicação aos estudos. “Sou boa em Matemática, mas também me preparei. Passei a estudar mais em casa e na sala de aula me dediquei ainda mais. Como sou aluna-monitora, comecei a ajudar meus colegas e aperfeiçoar o que já sabia, com suporte dos meus professores e da equipe gestora”, conta. Ela garante que está preparada para a viagem à Foz do Iguaçu e pretende participar da Olimpíada Brasileira de Matemática.

Olimpíadas de Matemática

A Olimpíada é promovida com a finalidade de contribuir para a melhoria da proficiência dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática e potencializar a aprendizagem relacionada ao componente, envolvendo unidades temáticas do currículo (geometría, álgebra, números, grandezas e medidas, probabilidade e estatística).

Leia também:

Ela envolve estudantes de todo o Estado. Praticamente toda a rede participa do concurso: quase um milhão de estudantes matriculados no ensino fundamental – anos finais (6º, 7º, 8º e 9º anos), e no ensino médio – 1ª, 2ª e 3ª séries, tanto do ensino regular quanto das escolas de tempo integral.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.