9.4 C
Ponta Grossa
sábado, maio 25, 2024

Nova tecnologia deve proporcionar um trânsito mais organizado em PG, defende prefeita

Atualmente, Ponta Grossa conta com 132 cruzamentos semaforizados, todos operados de forma online através do Centro de Controle Operacional Semafórico do Município

Ponta Grossa
céu limpo
8.7 ° C
8.7 °
8.7 °
95 %
2.3kmh
0 %
sáb
16 °
dom
13 °
seg
14 °
ter
15 °
qua
14 °
Escrito por

A Prefeitura de Ponta Grossa irá ampliar, nas próximas semanas, o número de ‘semáforos inteligentes’ no Município. O próximo cruzamento a receber um sistema autônomo será o das ruas Emílio de Menezes e Luiz da Gama. Na sequência, outros locais serão incluídos para a realização de testes utilizando a tecnologia Headway Dataprom.

Atualmente, Ponta Grossa conta com 132 cruzamentos semaforizados, todos operados de forma online através do Centro de Controle Operacional Semafórico do Município.

Continue lendo depois da publicidade:
Atualmente, Ponta Grossa conta com 132 cruzamentos semaforizados, todos operados de forma online através do Centro de Controle Operacional Semafórico do Município | Imagem: Agência Brasil

“Investir em tecnologia é essencial para que continuemos avançando em direção a uma cidade cada vez mais moderna e inteligente. Esse é um dos nossos grandes objetivos e a ampliação do número de semáforos inteligentes  vem ao encontro disso, proporcionando grandes melhorias para o trânsito da nossa cidade”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt. 

Segundo o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, o aumento dos dispositivos autônomos permitirá adequações em tempo real do sistema de acordo com o fluxo de veículos.

“Hoje nós já operamos um sistema que permite diversos ajustes em tempo real dos semáforos. A diferença para os dispositivos autônomos é que, uma vez identificado o aumento do fluxo em uma via ou outra, o próprio sistema escolhe a melhor configuração para ordenar o fluxo, escolhendo, por exemplo, aumentar ou diminuir o tempo de sinal verde no intuito de comportar melhor o tráfego, contribuindo para evitar congestionamentos e facilitando os deslocamentos da população”, explica. 

Segundo o diretor do departamento de engenharia de tráfego do Município, Juarez Alvez, atualmente o Centro de Operações atua com mais de 20 configurações diferentes que são utilizadas em horários e situações pré-programadas. 

“Essas programações são utilizadas para adequar o fluxo de veículos durante o dia, prevendo o sincronismo dos dispositivos de acordo com levantamentos que envolvem o número de veículos e os horários de maior ou menor fluxo. Com a ampliação do sistema autônomo, os semáforos dos cruzamentos que forem incluídos poderão operar de forma pré-programada, mas também fazer ajustes com base no contexto de cada via sem a necessidade de programação prévia”, comenta. 

A utilização de tecnologia autônoma para operação semafórica faz parte das ações de inovação da Prefeitura de Ponta Grossa, sendo inserida no eixo Integração e Cooperação do Vale dos Trilhos. 

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.