O Mandato Coletivo do PSOL protocolou nesta quarta-feira, dia 31/5, o PL 163/2023 que quer incluir no calendário oficial de eventos de Ponta Grossa a Semana Municipal do Movimento Hip Hop, a ser comemorado entre 09 e 15 de novembro.
O termo Hip Hop designa um conjunto cultural amplo que inclui música (rap), pintura (grafite) e dança (break). De origem norte-americana, o Hip Hop feito no Brasil tornou-se totalmente distinto e independente, pois as questões sociais são diferentes.
O Hip Hop no Brasil despontou na periferia de São Paulo e desenvolveu-se ao longo dos anos 80, mas tornou-se popular somente na década de 90. Hoje o Movimento Hip Hop já é presença marcante nas periferias de: Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, entre outras capitais, e em Ponta Grossa o Hip Hop é umas das principais expressões culturais da periferia da cidade.
Segundo Ana Paula de Melo, integrante do Mandato Coletivo “o Movimento Hip Hop configura-se como um movimento social juvenil marcado pelo protesto e pela contestação e permite aos jovens desenvolver uma educação política e, conseqüentemente, o exercício do direito à cidadania”. O projeto segue agora para ser analisado pelas comissões permanentes da Câmara Municipal antes de ser votado em plenário.