9.4 C
Ponta Grossa
sábado, maio 25, 2024

Capivara de estimação? Nova onda da internet chama a atenção das autoridades

TikToker teve multa de R$ 17 mil ao compartilhar o dia a dia com sua capivara

Ponta Grossa
céu limpo
8.7 ° C
8.7 °
8.7 °
95 %
2.3kmh
0 %
sáb
16 °
dom
13 °
seg
14 °
ter
15 °
qua
14 °
Escrito por

Você já imaginou ter uma capivara de estimação? Esse animal, que é o maior roedor do mundo, tem conquistado muitos fãs na internet, graças a vídeos e fotos de pessoas que convivem com esses bichos simpáticos e dóceis. Mas será que é possível ter uma capivara em casa? Quais são os cuidados necessários? E o que diz a lei sobre isso?

TikToker de AM foi multado em R$17 mil por publicar vídeos com o animal na rede social | Imagem: Reprodução / Redes Sociais

Neste post, vamos responder essas e outras perguntas sobre a capivara de estimação, além de apresentar uma lista de animais estranhos que são possíveis ter em casa. Acompanhe!

Continue lendo depois da publicidade:

Capivara de estimação: sim ou não?

A capivara é um animal silvestre, que vive em grupos nas margens de rios, lagos e pântanos. Ela se alimenta principalmente de plantas aquáticas e gramíneas, e precisa de um espaço amplo e com água para se refrescar e se proteger de predadores.

Ter uma capivara de estimação não é uma tarefa simples, pois exige um investimento financeiro e pessoal do tutor. Além de providenciar um ambiente adequado para o animal, com uma piscina de plástico de um certo tamanho, é preciso oferecer uma alimentação balanceada, composta por ração específica, frutas, verduras e legumes.

Outro aspecto importante é a socialização da capivara. Esse animal é muito sociável e precisa de contato com outros da mesma espécie ou com humanos que possam lhe dar carinho e atenção. As capivaras gostam de ser acariciadas e brincar com seus donos, mas também podem ser teimosas e territoriais.

Por fim, há a questão legal. De acordo com a legislação brasileira, é proibido criar ou manter animais silvestres em casa sem a devida autorização do órgão ambiental competente. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é o responsável por fiscalizar e aplicar multas em casos de infração.

Para ter uma capivara legalmente, é preciso solicitar ao Ibama uma licença especial, que só é concedida em casos excepcionais, como quando o animal é resgatado de situações de risco ou abandono, ou quando há um interesse científico ou educativo envolvido. O processo é burocrático e demorado, e nem sempre tem um resultado positivo.

Portanto, antes de pensar em ter uma capivara de estimação, é preciso avaliar todos esses fatores e ponderar se vale a pena assumir essa responsabilidade.

Outros animais estranhos que são possíveis ter em casa

Se você gosta de animais exóticos e diferentes, saiba que existem outras opções que são possíveis ter em casa, desde que você siga as normas legais e os cuidados específicos de cada espécie. Veja alguns exemplos:

Furão

Imagem: Reprodução / PetLove

Esse pequeno mamífero é parente das doninhas e dos arminhos, e tem um corpo alongado e peludo. Ele é muito inteligente, curioso e brincalhão, mas também pode ser agressivo se não for bem treinado. Para ter um furão em casa, é preciso comprar um exemplar de um criador autorizado pelo Ibama e manter o animal vacinado e vermifugado.

Iguana

Imagem: Wikipedia / Reprodução

Esse réptil é originário da América Central e do Sul, e pode medir até dois metros de comprimento. Ele tem uma aparência exótica, com uma crista dorsal e uma cauda longa. Ele é herbívoro e precisa de um terrário grande e bem iluminado para viver. Para ter uma iguana em casa, é preciso obter uma licença do Ibama e seguir as orientações veterinárias.

Teiú

Imagem: Wikipedia / Reprodução

Esse lagarto pode chegar a 1,5 metro de comprimento e pesar até 8 quilos. Ele se alimenta de carne, ovos, frutas e insetos, e precisa de um terrário grande e com temperatura controlada. É um animal inteligente e curioso, que pode ser adestrado e interagir com o dono.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.