A prefeita Elizabeth Schmidt anunciou na sexta-feira (14) uma série de medidas destinadas a reforçar a segurança nas escolas e Cmeis do município.
As ações incluem aprimoramentos nos protocolos da Guarda Civil Municipal, inspeções para identificar pontos vulneráveis nas instituições, treinamento das equipes, monitoramento por câmeras, procedimentos de segurança nas entradas e saídas com registro de acesso e identificação facial, e a criação do Observatório da Criança e do Adolescente, um órgão para apoiar e acompanhar políticas públicas de segurança.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, a prefeita enfatizou o compromisso da Prefeitura e da Câmara Municipal em adotar medidas rápidas e eficazes para melhorar a segurança nas escolas da cidade.
“Milhares de pais e mães em nosso país e também em nossa cidade estão muito preocupados com a segurança de suas crianças nas escolas. Como mãe, professora e prefeita, eu compartilho dessa preocupação. Nossos vereadores também têm se empenhado em colaborar com propostas e sugestões para enfrentarmos este momento delicado”, declarou a prefeita. “Nossos alunos, nossas famílias, são nosso maior patrimônio. E pelas nossas famílias, nós faremos tudo o que for possível”, concluiu.
Reconhecimento facial
A Prefeitura ainda não divulgou detalhes sobre como será feito o acompanhamento da frequência dos alunos por meio do reconhecimento facial. No entanto, a medida é parte do pacote de ações anunciado pela prefeita Elizabeth Schmidt para reforçar a segurança nas escolas e Cmeis do Município.
A possibilidade de monitoramento da frequência dos alunos por reconhecimento facial pode gerar questionamentos sobre a privacidade e segurança dos dados pessoais dos estudantes. Por isso, é importante que a Prefeitura divulgue informações mais detalhadas sobre como essa tecnologia será utilizada e como serão garantidos os direitos dos alunos e suas famílias.