20.5 C
Ponta Grossa
terça-feira, maio 21, 2024

Novo semáforo chega em PG para evitar acidentes com trem

Saiba como deve funcionar o novo equipamento que chega em PG

Ponta Grossa
céu pouco nublado
22.2 ° C
22.2 °
22.2 °
64 %
2.7kmh
11 %
ter
25 °
qua
25 °
qui
25 °
sex
19 °
sáb
13 °
Escrito por

A cidade de Ponta Grossa, no Paraná, em parceria com a concessionária de trens Rumo, iniciou a fase final de implantação de passagens de nível sensoreadas no município. A tecnologia pioneira, desenvolvida pela Rumo, consiste na implantação de sensores de inteligência artificial que detectam a aproximação dos trens e a instalação de semáforos em dois cruzamentos com maior incidência de acidentes.

Saiba como deve funcionar o novo equipamento que chega em PG | Imagem: Google Maps / Reprodução

Entre 2019 e 2022, as Ruas Sabiá e Visconde de Sinimbú contabilizaram 14 acidentes. A próxima passagem em nível a receber o equipamento será a da Av Monteiro Lobato no próximo semestre.

Continue lendo depois da publicidade:

Os semáforos ficarão no amarelo, com pisca intermitente, por cerca de 15 dias, período em que motoristas e pedestres poderão se habituar à nova sinalização. Após esse período, os semáforos funcionarão normalmente. O objetivo da iniciativa é reforçar a segurança da população que transita nas regiões próximas a linhas férreas.

A Rumo busca a homologação dessa sinalização junto às autoridades de trânsito e à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para ampliar os testes no Paraná. Antes de Ponta Grossa, a empresa concentrou os testes em duas passagens em nível nos municípios de Jandaia do Sul e Curitiba, respectivamente, locais em que obteve resultados positivos.

Além da instalação dos equipamentos, a prefeitura de Ponta Grossa afirmou que também vem desenvolvendo ações conjuntas de educação para o trânsito com foco específico nas passagens de nível, visando a conscientização de motoristas e pedestres sobre os cuidados necessários para evitar acidentes.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.