A cidade de Ponta Grossa, no Paraná, em parceria com a concessionária de trens Rumo, iniciou a fase final de implantação de passagens de nível sensoreadas no município. A tecnologia pioneira, desenvolvida pela Rumo, consiste na implantação de sensores de inteligência artificial que detectam a aproximação dos trens e a instalação de semáforos em dois cruzamentos com maior incidência de acidentes.
Entre 2019 e 2022, as Ruas Sabiá e Visconde de Sinimbú contabilizaram 14 acidentes. A próxima passagem em nível a receber o equipamento será a da Av Monteiro Lobato no próximo semestre.
Os semáforos ficarão no amarelo, com pisca intermitente, por cerca de 15 dias, período em que motoristas e pedestres poderão se habituar à nova sinalização. Após esse período, os semáforos funcionarão normalmente. O objetivo da iniciativa é reforçar a segurança da população que transita nas regiões próximas a linhas férreas.
A Rumo busca a homologação dessa sinalização junto às autoridades de trânsito e à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para ampliar os testes no Paraná. Antes de Ponta Grossa, a empresa concentrou os testes em duas passagens em nível nos municípios de Jandaia do Sul e Curitiba, respectivamente, locais em que obteve resultados positivos.
Além da instalação dos equipamentos, a prefeitura de Ponta Grossa afirmou que também vem desenvolvendo ações conjuntas de educação para o trânsito com foco específico nas passagens de nível, visando a conscientização de motoristas e pedestres sobre os cuidados necessários para evitar acidentes.