A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP-PR) anunciou nesta segunda-feira (10) a abertura de um edital de licitação para locação de 300 câmeras corporais. De acordo com a pasta, o equipamento será testado nas fardas de policiais militares de todo o estado por um período de um ano.
A licitação está marcada para o dia 27 de abril e será realizada na modalidade pregão eletrônico de menor preço. A secretaria informou que a licitação está avaliada em R$ 8 milhões e prevê que a empresa contratada deverá prestar treinamento para uso do equipamento.
Promessa de campanha
A medida foi uma promessa de Ratinho Jr (PSD) durante sua campanha eleitoral e foi defendida como uma forma de aumentar a segurança da população e dos próprios policiais.
O edital de licitação estará disponível no site da SESP-PR a partir do dia 27. As empresas interessadas em participar deverão se cadastrar previamente no sistema de pregão eletrônico do governo estadual.
Programa conhecido no Brasil
O uso de câmeras corporais em agentes de segurança tem se tornado uma prática cada vez mais comum ao redor do mundo, e algumas cidades brasileiras também têm adotado essa tecnologia. Em São Paulo, por exemplo, a Guarda Civil Metropolitana implementou um programa piloto de uso de câmeras corporais em 2020, enquanto em Vitória, a Polícia Militar já utiliza as câmeras desde 2018.