BRASIL—Um aluno do ensino médio de uma escola de Ceilândia, no Distrito Federal, resolveu fazer uma brincadeira de extremo mal gosto com sua professora. Ele deu de presente para a professora negra uma esponja de aço em pleno dia da mulher, data usada para celebrar a conquista das mulheres. Segundo os alunos que presenciaram a cena, ele chegou a falar para várias meninas da turma irem “lavar uma louça.”
A professora ficou claramente constrangida com o preconceito e apenas falou: “vou aceitar porque que tudo que vem volta”. Logo após o ato machista e racista, o adolescente ainda começou a bater boca com outras estudantes que criticavam a ação dele. E não parou por aí, em audios obtidos pelo Metrópoles, o jovem ainda ameaçou as colegas: “Não me testa, que eu vou te dar um ‘bombril’. Não me testa. Se você apelar, vai ficar ruim para ‘tu’.”
O colégio envolvido no caso ainda não se manifestou sobre o assunto, mas em nota a secretária de educação do estado afirmou que repudia todo e qualquer ato de racismo ou machismo na rede de ensino.