No final do ano passada a ThreatFabric divulgou informações sobre um novo malware que pode literalmente roubar dinheiro dos usuários de forma discreta, isso porque o vírus consegue interceptar o envio do PIX e ainda alterar o valor. Ainda não se sabe ao certo como o vírus consegue fazer isso, mas diferentes bancos do país foram afetados, entre eles estão Nubank, Inter, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Santander e Caixa Econômica.
Segundo o ThreatFabric, o vírus é instalado no celular da vítima de diferentes formas, como emails, mensagens de WhatsApp, websites falsos e até mesmo aplicativos piratas. A partir da instalação do ‘BrasDex’ os criminosos tem acesso ao seu saldo em conta no aplicativo e na sequência conseguem alterar os dados quando a vítima faz uma transferência PIX.
Com todas essas informações em mãos, fica fácil para os criminosos roubar dinheiro sem a vítima nem perceber que a transferência mudou de valor e foi enviada para a conta de um laranja, de onde os suspeitos conseguem sacar o dinheiro.
Como evitar ser vítima do golpe
Ainda é incerto como o vírus consegue ser instalado no dispositivo da vítima, mas é sempre importante ressaltar que você nunca deve abrir ou instalar aplicativo que não tenha conhecimento da origem. Por isso sempre verifique se conhece o remetente do email ou mensagem de texto antes de tentar abrir um arquivo.
Também é importante que tenha cuidado em instalar aplicativos piratas, ou os famosos mods. Por vezes um joguinho, ou aplicativo de filmes pirata, pode carregar muitos vírus que por vezes interferem na sua segurança e privacidade.