A Central Unica das Favelas de Ponta Grossa (CUFA) realizou na tarde de ontem (18) um evento especial com brincadeiras e guloseimas para crianças carentes do Ouro Verde e toda a região. Segundo Josiane Pereira, coordenadora da CUFA PG, foram ao menos 100 crianças atendidas nas brincadeiras e distribuição de sorvete, lanches e livrinhos na sede da organização.
Além das diversas brincadeiras, que contaram inclusive com “torta na cara”, a tarde também teve a participação especial das ‘princesas do bem’, que agitaram a turminha com muita diversão. Essa é apenas uma das ações que a Central Unica das Favelas de Ponta Grossa (CUFA) já realizou para crianças e adultos.
Edilaine Proença Gonçalves contou que seus filhos participaram do evento e se divertiram muito. Meus filhos amaram, principalmente na parte da torta na cara”, contou a mãe ao lembrar das brincadeiras realizadas pela organização. Edilaine também relatou a importância da existência de organizações como a CUFA ao afirmar que “admira muito quem tira seu tempo para fazer a alegria das crianças.”
A importância de organizações não governamentais também foi lembrada pela Débora Evilin Teixeira Ferreira, que afirmou que na tarde das brincadeiras ela chegou a se impressionar quando uma das crianças perguntou o que era sorvete. “Aqui onde eu moro vejo a dificuldade dos pequenos em ter acesso ao básico”, afirmou ela ao lembrar que o bairro possui muitas famílias carentes.
A Central Única das Favelas de Ponta Grossa realiza esse tipo de ação periodicamente com o auxílio de doações, que podem ser feitas na sede da CUFA, que fica na Rua Tranquito (n 311) no ouro verde. Ou também é possível entrar em contato via Whatsapp no (42) 99919-2740 (Josiane Pereira) ou (42) 99943-4268 (Marcelo).
O que é a Central Única das Favelas?
A CUFA surgiu no ano de 1999 na favela Cidade de Deus no Rio de Janeiro, quando jovens negros perceberam a necessidade de uma organização para incentivar as áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania dos jovens da periferia.
O tempo foi passando e hoje a Central é uma organização não governamental respeitada em todo o território nacional e está presente em diversas cidades do Brasil, incluindo Ponta Grossa, e em mais de 15 países.
Atualmente é conhecida por realizar eventos e acções de integração e inclusão social em todo o Brasil.