O IPEC revelou nesta sexta (16) a segunda pesquisa de intenção de votos para a eleição do governo do Paraná e para o senado. A pesquisa, encomendada pela RPC, mostra que, há 15 dias da eleição, o atual governador segue na liderança e deve vencer em primeiro turno. Já para o Senado, os antigos aliados Álvaro Dias (Podemos) e Sérgio Moro (UB) continuam com a mesma porcentagem da pesquisa realizada em agosto, tendo um acréscimo de 1% cada. Veja os números:
GOVERNADOR (estimulada):
- Ratinho Junior (PSD): 55%
- Roberto Requião (PT): 28%
- Ricardo Gomyde (PDT): 2%
- Angela Machado (PSOL): 1%
- Professor Ivan (PSTU): 1%
- Solange Ferreira Bueno (PMN): 1%
- Joni Correia (DC): 1%
- Vivi Motta (PCB): 0%
- Adriano Teixeira (PCO): 0%
- Brancos/nulos: 6%Não sabem/não responderam: 6%
SENADOR (estimulada):
- Alvaro Dias (Podemos): 36%
- Sérgio Moro (União Brasil): 25%
- Paulo Martins (PL): 8%
- Rosane Ferreira (PV): 3%
- Orlando Pessuti (MDB): 2%
- Aline Sleutjes (PROS): 2%
- Desiree (PDT): 1%
- Laerson Matias (PSOL): 1%
- Roberto França da Silva Junior (PCO): 1%
- Dr. Saboia (PMN): 0%
- Brancos/Nulos: 8%Não sabem/Não responderam: 13%
Na mesma pesquisa, também foi perguntado em quem os paranaenses votarão para a Presidência da República. Os resultados mostram que Bolsonaro (PL) tem 44% de apoio de eleitores do Paraná. Lula (PT) tem 36%, ficando em segundo lugar; já Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) têm 4% cada. Os candidatos Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’Avila (Novo) aparecem com 1%. Brancos, nulos e indecisos somam 10% ao todo.
A pesquisa entrevistou 1.200 pessoas entre os dias 13 e 15 de setembro, em 57 municípios paranaenses. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR-01166/2022; e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o código PR-02436/2022.
O Jornal Colabore é independente e nunca recebeu dinheiro diretamente de partidos políticos ou mesmo pessoas ligadas a política. Permanecemos com nosso compromisso diante do fato.