O sábado (3) promete nova opção nos Campos Gerais a amantes do cinema e a quem aprecia o audiovisual paranaense. O diretor Beto Carminatti vem a Ponta Grossa para segunda sessão do Cineclube Espoletta, iniciativa que ocorre às 16h no Auditório Brasil Pinheiro Machado, no Museu Campos Gerais.
As exibições da tarde reúnem quatro produções de Carminatti, incluindo o raro filme de estreia – Delirium Dreams, de 1981, um registro poético da visão de mundo de moradores da periferia de Curitiba no início daquela década. O programa do cineclube inclui ainda as produções eternamente (2003), O Mistério da Japonesa (2004) e A Balada do Vampiro (2007).
Os dois últimos filmes inspiram-se na literatura paranaense a partir da releitura da obra de Valêncio Xavier e Dalton Trevisan, respectivamente. Já no curta eternamente, um homem e uma mulher pobres e solitários buscam encontrar o par ideal por meio do programa radiofônico ‘Dê ouvidos para o amor’.
Conversa com o diretor
Após exibição, a plateia conversa com o diretor. A previsão de duração do evento é de duas horas. A sessão é gratuita e marca segunda exibição do Cineclube Espoletta em Ponta Grossa, iniciativa que teve estreia em maio. O espaço de conversa sobre cinema deriva de parceria com o Museu Guido Viaro, em Curitiba, e com a produtora Celluloid Cine vídeo.