18.4 C
Ponta Grossa
domingo, março 3, 2024

UEPG terá 347 docentes a menos com LGU, aponta Sindicato

Lei estadual estabelece critérios para admissão de professores nas universidades do Paraná

Ponta Grossa
nuvens dispersas
19.2 ° C
19.2 °
19.2 °
82 %
1.4kmh
46 %
dom
31 °
seg
31 °
ter
22 °
qua
22 °
qui
18 °
Escrito por

Nesta quinta-feira (26), o governo do Paraná estabeleceu limites para a admissão de servidores nas universidades de ensino público do Estado. De acordo com a medida, as instituições de ensino poderão contratar até 775 professores e 970 agentes universitários por concurso público, até 2025. 

Universidade Estadual de Ponta Grossa – Foto: UEPG – Divulgação

A Lei Geral das Universidades (LGU) foi sancionada pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), em dezembro de 2021. O principal objetivo da lei é delimitar a distribuição de recursos, financiamentos e gestão de pessoal das universidades estaduais. No total, sete instituições de ensino público do Estado foram englobadas pela proposta. 

Continue lendo depois da publicidade:

Sindicato

O Sinduepg/Andes, Seção Sindical dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa, se mostra contrário à medida. Segundo o órgão, a universidade terá 347 docentes a menos com a vigência da LGU. Em publicação nas redes sociais, o Sindicato afirma que “a perda no número de docentes após a implementação da Lei, será fatal para a manutenção da educação pública e produção de ciência e pesquisa”.

Sergio Luiz Gadini, ex-presidente do Sinduepg/Andes entre 2006 e 2008, aponta que a lei traz desvantagens para as universidades estaduais do Paraná.  “Estudos e projeções confirmam que a lei das universidades (LGU) ataca as Universidades Estaduais do Paraná no que elas tinham de maior patrimônio: recursos humanos. O caso da UEPG é emblemático da destruição das IEES: a LGU retira 347 vagas de professores efetivos (concursados) em relação à legislação anterior, que é de 2019”, diz.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

Inscrever-se
Me notifique
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja os comentários
Direitos Autorais

.