O programa de Mestrado em Jornalismo ofertado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) segue com inscrições para nova turma até o dia 22 de fevereiro. A partir deste ano, as aulas serão quinzenais, com oferta de disciplinas à noite e sábado pela manhã. Ao todo são oferecidas 15 vagas sendo quais até quatro são reservadas para candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as). Em caráter adicional, é destinada uma vaga para indígenas; uma para pessoas com deficiência; uma para candidatos/as Trans (Transexuais, Transgêneros e Travestis) e uma vaga para candidatos/as estrangeiros/as com status de refugiados ou portadores de visto humanitário.
O edital completo está disponível no site da UEPG. No momento da inscrição o candidato deve apresentar a ficha de inscrição preenchida, uma foto 3×4 recente, certidão de nascimento ou casamento, histórico escolar e diploma de graduação ou certidão de instituição de ensino superior de aluno concluinte de curso de graduação (em qualquer área de conhecimento), CPF, RG, título eleitoral, quitação com o Serviço Militar (para candidatos do sexo masculino), anteprojeto de pesquisa, sendo uma versão com nome do(a) autor(a) e a outra sem identificação e currículo lattes atualizado (2021). A inscrição deve ser feita pelo sistema eletrônico da universidade de forma gratuita.
O processo seletivo ocorre de modo remoto em duas etapas, no primeiro momento é avaliado o anteprojeto de pesquisa (sendo a fase eliminatória). Os projetos aprovados passarão pela defesa do anteprojeto de pesquisa (essa etapa sendo classificatória). O programa de Mestrado em Jornalismo da UEPG possui duas linhas de pesquisa que o candidato pode optar: Processos de Produção Jornalística ou Processos Jornalísticos e Práticas Sociais
As inscrições feitas fora da data serão desclassificadas. Outras informações podem ser obtidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (Campus Central UEPG, bloco D, sala 102) ou telefone (42) 3220-3379 e e-mail mestradojornalismo@uepg.br.