19.3 C
Ponta Grossa
quinta-feira, fevereiro 29, 2024

Coluna – 20 de novembro, um dia de reflexão:

Ponta Grossa
nublado
19.8 ° C
19.8 °
19.8 °
97 %
1.6kmh
97 %
qui
29 °
sex
27 °
sáb
28 °
dom
31 °
seg
18 °
Escrito por

COLUNA BLACK POWER

Por Nilde Sampaio

Continue lendo depois da publicidade:

Hoje, nesse dia tão especial, não poderia deixar de escrever para esse jornal que acabou acreditando em mim como colunista, me dando voz para falar sobre o sentimento do negro em diferentes aspectos.

Dia 20 de novembro de 2021, dia de comemorar alguns avanços que tivemos em direção aos nossos direitos, a caminho da nossa proteção e em direção de uma maior representatividade. Como nessa semana conquistamos, na justiça, que injúria racial e racismo tivessem o mesmo peso. Antes você sofria racismo ou injúria, era ofendido por causa da sua raça ou cor. Com relação ao racismo a pessoa seria presa sem direito a fiança, enquanto a pessoa que cometia injuria racial tinha pena de dois a cinco anos e multa, isso quando respondia a acusação presa.

Atualmente estamos vendo empresas usando mais representatividade negra na TV, na música, nos jornais, na política em todas as áreas. Essa semana entramos por maioria absoluta de votos na Academia Brasileira de Letras, o nosso querido cantor Gilberto Gil foi convidado para sentar em uma das cadeiras da ABL. Durante a história do negro no Brasil, existiu e existe tanta luta pela educação e agora mais um de nós, negros, entra pela porta da frente na ABL.

Nossa que vergonha, hoje também temos tanto a refletir, temos que lutar para mostra o quão linda é a nossa gente, nossa cultura ancestral. O quão grande é a nossa garra para vencer, para marcar, para sermos melhores que ontem e ainda melhores que amanhã, mas para isso precisamos nos conhecer melhor, nos conhecer cada dia mais e mais.

Amar nossas raízes e nossa ancestralidade, a nossa cor, nossas características; assim será mais fácil lutar contra ofensas absurdas e desumanas que observamos quase todos os dias na TV e nas redes sociais, portanto, no dia de hoje faça com que seja um dia de renascimento de uma pessoa negra que se ama. Alguém que não vai deixar que a ignorância de alguns apague sua luz e o amor que está dentro de você, pois, você é preto e brasileiro e o destino do povo brasileiro é ser feliz, e do preto é sorrir e amar. Pense nisso.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

Inscrever-se
Me notifique
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja os comentários
Direitos Autorais

.