Na última sexta-feira (8), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte de Ponta Grossa enviou uma nota à imprensa onde se solidariza com os trabalhadores da Viação Campos Gerais (VCG), que receberam apenas metade de seus salários. A nota também defendeu: “O grande debate não é se tem que ter subsidio ou não, mas qual o nível de subsidio deve ser dado.”
Em nota, a CPI ainda afirmou que pagar salários é uma responsabilidade da empresa além de explicar: “há uma parcela da população que tem no transporte coletivo sua única opção de deslocamento e, portanto, merece uma prestação de serviço adequada”. Vale lembrar que no dia 7 de outubro houve uma paralisação de 1 hora, como protesto ao parcelamento dos salários.
Desde o inicio da pandemia da Covid-19 a VCG, empresa responsável pelo transporte coletivo do município, declarou que estava passando por problemas financeiros. No decorrer, a empresa chegou até mesmo a deixar os funcionários sem salário, com a justificativa de falta de dinheiro. Com a retomada das atividades normais em Ponta Grossa, o que está acontecendo com o decorrer da vacinação, os funcionários esperavam que a condição financeira da viação voltasse a estabilidade, o que segundo a empresa, não aconteceu.
Essa não seria a primeira verba pública:
Em 20 de maio a VCG recebeu 1,7 milhão, após o poder executivo publicar a Lei nº 13.970. Na época, os vereadores votaram favorável ao pagamento da indenização apenas para normalizar o transporte da cidade, que estava em greve devido a falta de salários.
Ótima produção! Parabéns!