Ontem (26), ocorreu a aplicação das provas do vestibular de primavera da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A realização das duas provas (especifica e geral) aconteceram no mesmo dia, o que gerou alvoroço nos grupos e redes sociais dos vestibulandos. Segundo eles, o tema da redação vazou, o que fez com que os candidatos se preparassem antes da aplicação da prova.
Em grupos nas redes sociais começou a circular por volta do meio-dia que o tema da redação seria: “a difusão do conhecimento frente à pandemia da Covid-19”. No período da tarde, quando as provas já haviam sido realizadas, o tema oficial da redação foi divulgado: “A importância e os desafios da divulgação social do conhecimento cientifico após a pandemia de Covid-19”.
O problema, segundo os próprios estudantes, começou em Francisco Beltrão, onde um dos locais de aplicação das provas entregou o pacote errado (que deveria ser entregue a tarde), com isso, segundo os estudantes, muitos tiveram tempo de dar uma olhada na prova, inclusive nas questões. Após percebido o erro, a prova, que seria aplicada no período da tarde, foi recolhida e após a entrega do material correto a avaliação seguiu.
Universidade se manifestou:
Segundo nota da Universidade Estadual de Ponta Grossa, divulgada ainda ontem pelas redes sociais, não houveram problemas na aplicação:
A Universidade Estadual de Ponta Grossa, por meio da sua Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), informa que o Vestibular de Primavera transcorre normalmente, sem registro de qualquer situação fora dos protocolos. A possibilidade de troca de provas em Francisco Beltrão está sendo apurada e, em caso de confirmação, a instituição garante que nenhum candidato ou candidata terá prejuízo avaliativo neste processo de seleção.
A Universidade ainda garante que em caso de qualquer problema nenhum candidato será prejudicado.