COLUNA BLACK POWER
Por Nilde Sampaio
Quem diria que um evento de importância Mundial poderia ser também palco de uma injustiça, ou melhor, palco de um exemplo claro de mais uma injustiça que o negro sofre. Estou falando do evento mundial onde diversidade é a palavra chave… as Olimpíadas. Olá touca ‘afro soul’, específica para o cabelo afro usada pelo atleta Alice Dearing, que representa a grã-bretanha e foi vetado de ser usada no evento pela federação internacional de natação (FINA).
Segundo a federação, a touca não segue a forma natural da cabeça. Após perceber o feedback negativo, a FINA resolveu voltar atrás e rever a decisão. Demorou tanto tempo para nós negros aceitarmos os nossos cachos; os nossos cabelos crespos como algo lindo e cada um em seu tamanho de black. Passamos a cuidar cada vez mais de nossos cachos de anjos negros que infelizmente desde séculos atrás eram tidos como duros cabelos feios ‘Bombril’. Isso é só o começo do que as pessoas com cabelo afro ouviram um dia, coisas que a sociedade nos impôs e fez sofrer por anos e anos.
Meninas como eu alisavam o cabelo desde pequena causando, na maioria das vezes, até ferimentos no couro cabeludo para tentar agradar a sociedade. Quantas vezes, assisti reportagens em que meninas relatavam que em entrevistas de emprego, por estarem usando tranças, turbante e penteado black power, ou até mesmo cabelo solto e cacheado já falavam que o perfil delas não se encaixavam da empresa, pois o cabelo delas dava um ar de agressividade e rebeldia. Para que se encaixassem ao perfil da empresa, elas teriam que voltar com cabelo alisado que, provavelmente, as vagas seriam delas. Racismo puro!
Mas hoje estamos nos amando ainda mais; amando nossos traços pretos; em especial a nossa cor e o nosso cabelo, a nossa coroa que muitos ainda querem que nós escondamos com alisamentos, químicas diversas, e até mesmo toucas ‘adequadas’. Estamos cada vez mais exibidos e querendo cuidar e mostrar o quanto somos lindos e capazes de chegar nos lugares com orgulho. Com nossos cachos, com nossas Black Power e com a nossa coroa! Pois como muitos deveriam saber: não somos descendentes de escravos, mas sim de reis, rainhas, príncipes e princesas, por isso entendam de uma vez por todas o motivo do valor do nosso BLACK POWER.
Por Nilde Sampaio e revisado por Heryvelton Martins
Perfeita a sua colocação!
Parabéns por levantar sempre essa bandeira que é de todos!