18.4 C
Ponta Grossa
domingo, março 3, 2024

Coluna – Até quando teremos de cancelar nossos sonhos? Nunca mais!

Ponta Grossa
nuvens dispersas
19.2 ° C
19.2 °
19.2 °
82 %
1.4kmh
46 %
dom
31 °
seg
31 °
ter
22 °
qua
22 °
qui
18 °
Escrito por

COLUNA BLACK POWER

Por Nilde Sampaio

Continue lendo depois da publicidade:

Certa vez, vi uma entrevista do ex-jogador de futebol Zé Roberto, onde ele relatava que nos anos 90, quando jogava pela Portuguesa, de São Paulo, comprou um carro do modelo Eclipse. Àquela época, era um carro caro que só tinha quem realmente era endinheirado.

Porém, era parado várias vezes pela polícia quando ia visitar sua namorada em um bairro pobre. Cansado dessa situação constrangedora, o jogador resolveu vender o tão sonhado carro e trocá-lo por um modelo popular. Quem sabe assim sua presença passasse mais despercebida? Quem sabe assim parassem de achar que pudesse ser um traficante, ladrão dentro daquele carrão?

Enfim, era um preto em um carro do ano! Coisa que muitos da nossa sociedade hipócrita julgavam não ser normal, como se o mesmo não tivesse capacidade de consegui-lo e, muitas coisas mais, de forma digna e honesta. Infelizmente muitos continuam com esses pensamentos insanos, cruéis e desumanos até hoje.

A nossa sociedade precisa entender que os negros estão cada vez mais se especializando, se empoderando, sabendo enfim, sua importância na história do país e seu papel na sociedade, ganhando espaço nos cargos de chefia (apesar de continuarmos a minoria), como personalidades que influenciam cada vez mais as gerações, ganhando espaço nas universidades, na TV, na música, na ciência, na educação (e professores de excelência, por sinal). Como exemplo de excelência na educação, cito o maravilhoso professor Sílvio de Almeida, autor do livro: racismo estrutural.

O empoderamento vem fazendo com que os negros se valorizem mais, valorizem sua história, seu passado e dêem ainda mais valor para o seu futuro, para o que almejam pois, a grande maioria dos negros nasceram e cresceram passando por muitas dificuldades, muitos preconceitos e agora, chegou a era do “BASTA”! Basta para o preconceito, de ficar calado, basta de humilhação, de educação secundária. Queremos mais, queremos qualidade também, a qualidade que os brancos sempre tiveram a mais…

Todos nós temos esse DIREITO.


Por Nilde Sampaio e revisado por Vinicius Sampaio

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

Inscrever-se
Me notifique
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja os comentários
Direitos Autorais

.