12.9 C
Ponta Grossa
segunda-feira, julho 15, 2024

Prefeitura vai colocar nas ruas mais de 200 pessoas no ‘Dia D’ de combate à dengue

Ponta Grossa
nublado
13.2 ° C
13.2 °
13.2 °
97 %
2.5kmh
100 %
seg
13 °
ter
15 °
qua
20 °
qui
22 °
sex
15 °

Colunas

Escrito por

[[{“value”:”

Conforme o panorama epidemiológico atualizado pelo Ministério da Saúde, o Brasil enfrenta um aumento expressivo de casos de dengue, representando um desafio significativo para a saúde pública. Neste contexto, o País está organizando o “Dia D – Brasil unido contra a dengue”, que consistirá em uma mobilização nacional neste sábado (2). Ponta Grossa não vai ficar de fora. A Prefeitura vai colocar nas ruas mais de 200 pessoas mobilizadas no combate à doença e aos criadouros do mosquito transmissor.

Continue lendo depois da publicidade:

A ação em Ponta Grossa está prevista para a região do Núcleo Santa Paula, no bairro Contorno, com início às 8h da manhã e finalização às 17h. O ponto de encontro e de concentração das equipes será na Unidade de Saúde Egon Roskamp.

“Estamos desde semana passada fazendo uma das maiores campanhas que Ponta Grossa já viu para acabar com a dengue em nossa cidade. A intensa mobilização de nossas equipes de Saúde para o Dia D é prova disso. Estamos em um momento de detecção de vários casos aqui em nossa cidade e, antes que isso se alastre, temos que cortar o mal pela raiz. Estamos unindo forças para atacar esse mosquito e eliminar completamente os criadouros”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt.

O tema do Dia D é ’10 minutos contra a dengue’ e tem como objetivo conscientizar a população de que são necessários apenas dez minutos para eliminação dos focos em cada residência.

“Nossas equipes estarão nas ruas durante todo o sábado realizando atividades cruciais para prevenir a propagação da doença. A ação objetiva reforçar ainda mais as medidas de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, além de orientar a população sobre os sintomas específicos da dengue, diferenciando de outras enfermidades”, explica a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Priscila Degraf.

Intensificação das ações

A Prefeitura de Ponta Grossa intensificou as ações contra a dengue, com força-tarefa em bairros da cidade. As equipes realizam há uma semana as ações de conscientização e eliminação de criadouros nas localidades visitadas devido ao maior número de casos de dengue nestas determinadas regiões.

As ações desta semana ocorreram no Borato (bairro Chapada) – local que tem a maior incidência de casos, Boa Vista e Vila Cipa (Oficinas). Desde o início da força-tarefa foram vistoriados mais de dez mil imóveis.

Além dos agentes de endemias, equipes de fiscais da Vigilância Sanitária e fiscais da Zoonoses estão sendo direcionadas para conscientização e eliminação de focos de dengue durante vistorias realizadas em diferentes pontos da cidade.

Unidade de Saúde de portas abertas

Durante a ação do Dia D neste sábado (2), a Unidade de Saúde Egon Roskamp, no Santa Paula, estará de portas abertas, com oferta de vacinas e testes rápidos de ISTs para a população geral, bem como acolhimento, orientação e atendimento de casos suspeitos de dengue.

A Prefeitura lembra que a cidade de Ponta Grossa ainda não está entre os municípios contemplados com a vacina contra a dengue.

“}]] 

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.