10.6 C
Ponta Grossa
terça-feira, julho 23, 2024

Museu Cenas divulga mais 200 imagens históricas inéditas de PG

Entre os novos itens disponíveis estão fotos de bares tradicionais, do início da Vila 31 de Março e até da devastação de um ciclone

Ponta Grossa
céu limpo
10.6 ° C
10.6 °
10.6 °
83 %
1.2kmh
1 %
ter
22 °
qua
23 °
qui
25 °
sex
25 °
sáb
24 °

Colunas

Escrito por
Com informações deMuseu Cenas Ponta Grossa

O Museu Cenas de Ponta Grossa acaba de disponibilizar, de forma gratuita e digital, um acervo de 200 fotografias inéditas que contam a história da cidade. Essa iniciativa vem como uma forma de ampliar o acervo do museu e permitir que a população tenha acesso a imagens que muitas vezes não estão disponíveis ao público.

Acidente registrado com trem em Ponta Grossa | Imagem: Reprodução / Museu Cenas

As fotografias fazem parte dos acervos particulares do Botequim da XV, da família de Guaracy Paraná Vieira e de Moisés Francisco. Cada acervo retrata diferentes aspectos da formação cultural e humana da cidade ao longo dos anos.

Continue lendo depois da publicidade:

O acervo do Botequim da XV, um tradicional bar tombado pelo patrimônio histórico da cidade, traz imagens que contam a história dos bares de Ponta Grossa ao longo do século XX, além de mostrar o cenário urbano ao redor da Rua XV de Novembro.

Já os acervos de Moisés Francisco e da família de Guaracy Paraná Vieira apresentam um conjunto de imagens raras, como o Abatedouro Municipal, as construções da Ponte do Rio Conceição e da Vila 31 de Março, o incêndio dos barracões da Rede Ferroviária, eventos históricos e outras construções emblemáticas.

Imagem da antiga Catedral de Ponta Grossa | Imagem: Museu Cenas Ponta Grossa

A curadoria, digitalização e catalogação das fotografias ficou a cargo da historiadora Vitória Gabriela de Oliveira, que destaca a importância de disponibilizar essas imagens ao público como forma de democratizar o acesso à história da cidade.

Leia também: Aeroporto de PG recebe exposição de aeronaves; veja fotos

O projeto de disponibilização das fotografias foi viabilizado por meio de um edital para ações culturais em comemoração aos 200 anos de Ponta Grossa, com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

Imagem após um ciclone em Ponta Grossa | Imagem: Museu Cenas Ponta Grossa

O Museu Cenas, criado em 2021, conta atualmente com mais de 4 mil fotografias históricas catalogadas, provenientes de acervos públicos e particulares. Todas essas imagens podem ser acessadas de forma gratuita e virtual, abrangendo diferentes temáticas e períodos da história de Ponta Grossa.

Com essa iniciativa, o Museu Cenas preservará a memória da cidade e proporcionar um mergulho na sua história, permitindo que os moradores e visitantes conheçam e se conectem com as raízes culturais de Ponta Grossa.

Reunião realizada em Ponta Grossa | Imagem: Museu Cenas Ponta Grossa

Para acessar as fotografias e conhecer mais sobre o acervo do Museu Cenas, basta visitar o site www.museucenas.com.br e explorar as imagens que contam a história de Ponta Grossa ao longo dos anos.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.