15.8 C
Ponta Grossa
quarta-feira, julho 17, 2024
Divulgação

Polícia Civil do Paraná salva arara vítima de tráfico de animais silvestres

PCPR prende homem por tráfico de animais silvestres e resgata arara em ação contra o crime ambiental

Ponta Grossa
céu limpo
15.8 ° C
15.8 °
15.8 °
78 %
0.2kmh
0 %
qua
21 °
qui
22 °
sex
22 °
sáb
23 °
dom
23 °

Colunas

Escrito por

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou a prisão de um homem de 52 anos sob acusação de tráfico de animais silvestres. Durante a operação, que ocorreu entre domingo (14) e segunda-feira (15) em Campina Grande do Sul, uma arara canindé, espécie ameaçada de extinção, foi resgatada.

As investigações, que tiveram início há dois meses, revelaram que o homem anunciava a venda de diversas espécies de animais silvestres, exóticos e domésticos em grupos de aplicativos de mensagens. Suspeita-se que ele comercializava os animais para pessoas em todo o país.

Continue lendo depois da publicidade:

Segundo o delegado Guilherme Dias, entre as espécies anunciadas estavam araras, jabutis, répteis, dromedários, lhamas e alpacas. O suspeito não possuía autorização do Instituto Água e Terra (IAT), órgão ambiental estadual responsável pelo licenciamento, para realizar essas transações. Ele atuava em Curitiba, distribuindo os animais por todo o território nacional.

Para cometer o crime, o homem utilizava um veículo plotado com seu sobrenome, telefone e propaganda da atividade ilegal, que consistia na venda de animais exóticos. De acordo com as investigações, ele cobrava valores que variavam de R$ 12 mil a R$ 100 mil por animal.

Durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na propriedade rural onde o suspeito mantinha os animais traficados, foram apreendidos diversos documentos que comprovam a venda ilegal, além do veículo e uma gaiola.

O homem será responsabilizado pelos crimes de tráfico de animal silvestre, maus-tratos e fraude processual. A arara resgatada foi encaminhada ao Criadouro Onça Pintada.

Leia também: PF conclui que Bolsonaro cometeu crime por divulgar informações falsas da Covid-19

O controle de posse de animais silvestres é realizado pelo IAT, que exige o preenchimento de requisitos específicos para a obtenção de licenciamento. Mais informações podem ser encontradas no site do órgão.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.