18.6 C
Ponta Grossa
quinta-feira, julho 18, 2024
Agência Brasil / Reprodução

Os riscos do pagamento por Aproximação

Em 2023, 81% dos jovens entre 18 e 24 anos e 71% entre 25 e 34 anos optaram pelo pagamento por aproximação

Ponta Grossa
céu limpo
16.7 ° C
16.7 °
16.7 °
78 %
0.7kmh
0 %
qui
21 °
sex
22 °
sáb
22 °
dom
22 °
seg
23 °

Colunas

Escrito por
Com informações deBrasil 61

Nos últimos anos, o pagamento por aproximação tem se tornado cada vez mais popular, principalmente entre os jovens. De acordo com um levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2023, 81% dos jovens entre 18 e 24 anos e 71% entre 25 e 34 anos optaram por essa forma de pagamento.

O pagamento por aproximação é uma tecnologia que permite realizar transações financeiras apenas aproximando o cartão ou o celular de um terminal de pagamento compatível. Essa praticidade e agilidade têm conquistado os jovens, que buscam por soluções mais rápidas e convenientes para o seu dia a dia.

Continue lendo depois da publicidade:

No entanto, apesar da crescente popularidade, especialistas alertam para os riscos de crimes cibernéticos relacionados ao pagamento por aproximação. Um dos golpes mais comuns é o chamado “golpe do cartão por aproximação”, onde cibercriminosos utilizam vírus para manipular o sistema das máquinas de cartão de crédito. Esses vírus bloqueiam o pagamento por aproximação e induzem o cliente a inserir o cartão na máquina, permitindo que os dados, como senha e código de verificação, sejam capturados indevidamente.

Luiz Augusto D’Urso, advogado especialista em direito digital, destaca que estabelecimentos com sistemas desatualizados ou com licenças piratas acabam deixando as máquinas utilizadas para pagamentos com cartão ainda mais vulneráveis. “Primeiro, eles [vírus] desativam aquele sistema de pagamento por aproximação para obrigar o consumidor a inserir o seu cartão na maquininha e digitar a sua senha”, explica.

Diante desse cenário, é importante que os usuários adotem medidas de segurança ao utilizar o pagamento por aproximação. Alguns cuidados recomendados pelos especialistas incluem verificar a máquina em caso de problemas durante a transação, cancelar a operação se necessário e buscar as autoridades para fazer denúncias em casos de fraudes.

Leia também: PM realiza reunião para garantir segurança nos jogos do Operário

O avanço tecnológico traz inúmeras facilidades, mas também demanda maior atenção quanto à segurança cibernética. Como aponta Bruno Feldens, advogado especialista em direito penal, à medida que a tecnologia avança, os criminosos também desenvolvem técnicas mais sofisticadas para fraudar e enganar as vítimas. Por isso, é fundamental que os usuários estejam sempre atualizados sobre os riscos e adotem medidas de proteção.

Vale a pena?

Portanto, antes de utilizar o pagamento por aproximação, é importante ponderar os benefícios e os riscos envolvidos. Ao adotar medidas de segurança adequadas, é possível utilizar essa forma de pagamento de maneira mais segura e aproveitar sua praticidade.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.