12.9 C
Ponta Grossa
segunda-feira, julho 15, 2024
Divugação

Mais de 1 milhão de pessoas no PR tem sobrepeso ou obesidade

A epidemia da obesidade que atinge o Paraná levanta questões sobre saúde

Ponta Grossa
nublado
13.2 ° C
13.2 °
13.2 °
97 %
2.5kmh
100 %
seg
13 °
ter
15 °
qua
20 °
qui
22 °
sex
15 °

Colunas

Escrito por
Com informações deAssessoria de imprensa

Um relatório recente divulgado pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) revelou que mais de 1,3 milhão de pessoas adultas ou idosas no estado do Paraná (PR) estão enfrentando problemas de sobrepeso ou obesidade. Essa estatística alarmante reflete uma tendência preocupante que também está ocorrendo em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O relatório do SISVAN mostra que aproximadamente 70% da população adulta do estado está lutando contra o sobrepeso ou a obesidade. No grupo dos idosos, mais de 55% da população também está enfrentando essas comorbidades. Essa condição de saúde pode levar a uma série de complicações, incluindo pressão alta, intolerância ao açúcar, diabetes, apneia obstrutiva do sono e outras doenças crônicas. Além disso, o sobrepeso e a obesidade podem afetar negativamente a autoestima, levando a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão.

Continue lendo depois da publicidade:

Leia também: Fofo ou gordo? Descubra se o seu pet está saudável

Nos últimos 10 anos, houve um aumento significativo no índice de obesidade no Paraná. Em 2013, aproximadamente 21% da população adulta estava obesa, mas, em 2023, esse número aumentou para 33%, de acordo com os dados do SISVAN. Como resultado desse aumento, tem havido um crescimento no número de cirurgias bariátricas realizadas. Em 2022, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), foram realizadas 62,2 mil cirurgias por meio de planos de saúde, o dobro do número de operações realizadas em 2012.

Dicas para emagrecer com saúde

O processo de emagrecimento exige disciplina e persistência. Para quem está em condição de sobrepeso ou obesidade e não consegue dar o primeiro passo, o médico Eduardo Senter apresenta dicas que auxiliam no emagrecimento saudável.

  1. Pratique esportes e cuide da mente

O médico afirma que se manter ativo fisicamente pode auxiliar significativamente para o processo de emagrecimento. “Praticar esportes é importante não apenas para o bem estar físico, mas também como forma de limpar a mente. Movimentar o corpo é essencial para quem está em processo de emagrecimento”, comenta.

  1. Dê preferência a alimentos frescos

Por conta da nossa rotina agitada, muitas pessoas acabam consumindo preparos rápidos que possuem muitos aditivos, o médico  alerta para que, sempre que possível, usar alimentos in natura, integrais e com menos ingredientes no rótulo.

  1. Coma de 3 em 3 horas 

É comum optar por realizar menos refeições durante o processo de emagrecimento com o objetivo de “comer menos”, mas o especialista alerta que essa prática pode causar o efeito reverso. “Espaçar muito as refeições pode resultar em um aumento no consumo de alimentos calóricos. Alimentar-se a cada 3 horas e ingerir uma porção menor é  mais benéfico”, explica.

  1. Beba água

A hidratação é a chave para fazer seu corpo funcionar bem, de acordo com o médico, além de evitar o inchaço por conta de líquidos retidos, beber água faz seu metabolismo trabalhar de forma constante. 

  1. Procure ajuda médica

“Para um processo de emagrecimento saudável é muito importante ter um acompanhamento profissional que indique as melhores estratégias e possa analisar o resultado com propriedade”, aconselha.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.