10.6 C
Ponta Grossa
terça-feira, julho 23, 2024
Reprodução

Novo alerta de tempestade volta a preocupar sul do Brasil

População do sul do Brasil fica em alerta com nova previsão de tempestades

Ponta Grossa
céu limpo
10.6 ° C
10.6 °
10.6 °
83 %
1.2kmh
1 %
ter
22 °
qua
23 °
qui
25 °
sex
25 °
sáb
24 °

Colunas

Escrito por
Com informações deINMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de tempestade de grande intensidade para a região sul do Brasil, que inclui o estado do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O alerta, classificado como perigo, teve início na manhã deste domingo (2) e encerra apenas na tarde desta segunda-feira (4), podendo registrar fortes ventos e chuva intensa.

De acordo com o INMET, são esperados durante esse período chuvas intensas, com acumulados entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos com velocidade entre 60 e 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo. Essas condições climáticas representam riscos como corte de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e possíveis alagamentos.

Continue lendo depois da publicidade:

Diante dessa previsão, o INMET orienta a população a tomar algumas medidas preventivas. Em caso de rajadas de vento, é recomendado evitar abrigar-se debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é importante não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Leia também:

Outra medida preventiva é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, caso seja possível, a fim de evitar danos causados por descargas elétricas, destacou o Instituto Nacional de Meteorologia.

Parte de Ponta Grossa deve ficar em alerta

O Instituto afirmou que a cidade de Ponta Grossa não deve receber a tempestade de forma tão intensa, mas demonstrou preocupação com as áreas mais ao sul da cidade, como o bairro Cara-Cará, que pode receber parte dos ventos e chuva forte. As demais regiões da cidade, no entanto, estão com alerta de Perigo Potencial, podendo registrar chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo.

Alerta de tempestade no sul: o que fazer?

Para obter mais informações e orientações sobre como agir durante a tempestade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.