A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa vai votar na sessão ordinária da tarde de hoje (19) o Projeto de Lei 079/2023, de autoria do vereador Geraldo Stocco (PV), que dispõe sobre tornar o eSports como modalidade oficial na cidade. O PL ainda segue primeira discussão.
Segundo o documento obtido pela equipe do Jornal Colabore, se aprovado, os gamers, que participam de competições de videogame, poderão ser chamados oficialmente de atletas. Além disso, o PL ainda reconhece a existência e importância das Federações, Ligas e entidades esportivas para a prática do esporte, visto que essas podem organizar eventos e competições.
Na prática, os atletas que praticam o eSports também terão direito a atendimento médico, assim como ocorre com outros esportes em todo o Brasil.
A política também visa coibir precarizações dos torneios e condições de trabalho para os jogadores
Destaca o vereador no texto anexado ao PL
Para favorecer no reconhecimento dos jogadores de videogame, Stocco ainda quer instituir o “Dia Municipal do eSports”, a ser comemorado no dia 15 de julho.
Torneios já ocorrem no Paraná
O estado do Paraná realizou no último mês o Encontro Paranaense de E-Sports (EPS) no Clube Duque de Caxias, em Curitiba. O evento também recebeu a fase final do Paraná Gaming Tournament (PGT), torneio exclusivo para alunos de 12 a 24 anos dos colégios e universidades de todo o Estado.
Leia Também:
- Ministério Público quer explicações sobre aprovação do vale-alimentação de R$ 700 para vereadores
- Novo PL quer evitar acidentes de trânsito em Ponta Grossa
- PL quer reduzir bagunça de fios nos postes de luz de PG
O EPS recebeu incentivo da Copel, por meio do Programa de Incentivo e Fomento ao Esporte do Paraná (Proesporte), com apoio do Governo do Estado, Federação do Desporto Escolar do Paraná, Prefeitura de Curitiba e Vale do Pinhão.