A Prefeitura de Ponta Grossa irá ampliar, nas próximas semanas, o número de ‘semáforos inteligentes’ no Município. O próximo cruzamento a receber um sistema autônomo será o das ruas Emílio de Menezes e Luiz da Gama. Na sequência, outros locais serão incluídos para a realização de testes utilizando a tecnologia Headway Dataprom.
Atualmente, Ponta Grossa conta com 132 cruzamentos semaforizados, todos operados de forma online através do Centro de Controle Operacional Semafórico do Município.
“Investir em tecnologia é essencial para que continuemos avançando em direção a uma cidade cada vez mais moderna e inteligente. Esse é um dos nossos grandes objetivos e a ampliação do número de semáforos inteligentes vem ao encontro disso, proporcionando grandes melhorias para o trânsito da nossa cidade”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Luiz Henrique Honesko, o aumento dos dispositivos autônomos permitirá adequações em tempo real do sistema de acordo com o fluxo de veículos.
“Hoje nós já operamos um sistema que permite diversos ajustes em tempo real dos semáforos. A diferença para os dispositivos autônomos é que, uma vez identificado o aumento do fluxo em uma via ou outra, o próprio sistema escolhe a melhor configuração para ordenar o fluxo, escolhendo, por exemplo, aumentar ou diminuir o tempo de sinal verde no intuito de comportar melhor o tráfego, contribuindo para evitar congestionamentos e facilitando os deslocamentos da população”, explica.
Segundo o diretor do departamento de engenharia de tráfego do Município, Juarez Alvez, atualmente o Centro de Operações atua com mais de 20 configurações diferentes que são utilizadas em horários e situações pré-programadas.
“Essas programações são utilizadas para adequar o fluxo de veículos durante o dia, prevendo o sincronismo dos dispositivos de acordo com levantamentos que envolvem o número de veículos e os horários de maior ou menor fluxo. Com a ampliação do sistema autônomo, os semáforos dos cruzamentos que forem incluídos poderão operar de forma pré-programada, mas também fazer ajustes com base no contexto de cada via sem a necessidade de programação prévia”, comenta.
A utilização de tecnologia autônoma para operação semafórica faz parte das ações de inovação da Prefeitura de Ponta Grossa, sendo inserida no eixo Integração e Cooperação do Vale dos Trilhos.