10.6 C
Ponta Grossa
terça-feira, julho 23, 2024

Estudantes vão às ruas de PG para reivindicar mudanças no Passe Livre

Manifestação ocorre amanhã (20) em frente a Câmara de Vereadores

Ponta Grossa
céu limpo
10.6 ° C
10.6 °
10.6 °
83 %
1.2kmh
1 %
ter
22 °
qua
23 °
qui
25 °
sex
25 °
sáb
24 °

Colunas

Escrito por
Com informações deAssessoria

Nesta tarde de segunda-feira (20), o Comitê em Defesa do Direito à Mobilidade Urbana promove o ato em frente à Câmara Municipal em defesa da aprovação do Projeto de Lei do Passe Livre Estudantil. A iniciativa reúne partidos de esquerda, movimento estudantil, sindicatos e usuários do sistema de transporte.

Passe Livre
Estudantes e entidades reivindicam mudanças no Projeto de Lei | Imagem: Reprodução – Prefeitura de Ponta Grossa

A proposta do Passe Livre Estudantil partiu do Mandato Coletivo do PSOL, que protocolou uma emenda ao substitutivo geral do Projeto de Lei 323 de 2022, encaminhado pela prefeitura à Câmara Municipal nesta semana. A emenda permitirá que todos os estudantes do ensino fundamental, médio e superior, matriculados em instituições públicas, e os bolsistas matriculados na rede de ensino privada, tenham direito a quatro passagens gratuitas, por dia, sem restrição de horário.

Continue lendo depois da publicidade:

Atualmente, a lei prevê a gratuidade da passagem apenas para estudantes em situação de vulnerabilidade social, que moram a mais de 2 km da instituição de ensino, sendo o uso de tais créditos restritos aos horários de aula, sendo dois créditos se o ensino é parcial, e 4 créditos se o ensino é integral.

Organização da manifestação

De acordo com Guilherme Mazer, co-vereador do Mandato Coletivo do PSOL e militante da pauta do transporte desde 2003, “o passe livre estudantil é uma reivindicação histórica dos estudantes. Se aprovada a nossa emenda, será um alívio no orçamento das famílias que, em média, comprometem quase 20% de seu orçamento em transporte urbano.”

O ato conta com a presença de diversas pessoas que se manifestaram a favor da aprovação do Passe Livre Estudantil e da defesa do direito à mobilidade urbana. A votação da emenda está prevista para a próxima semana na Câmara Municipal.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.