15.8 C
Ponta Grossa
quarta-feira, julho 17, 2024

Lula anuncia estudo sobre moeda única para a América do Sul

Se avançar, Brasil deve seguir usando o Real e Argentina o Peso, conforme afirmou Haddad

Ponta Grossa
céu limpo
19.8 ° C
19.8 °
19.8 °
63 %
2.6kmh
0 %
qua
21 °
qui
22 °
sex
22 °
sáb
23 °
dom
23 °

Colunas

Escrito por

Nesta semana, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) esteve em seu primeiro compromisso oficial internacional, onde conversou com o presidente argentino, Alberto Fernández, em Buenos Aires. Momentos antes da conversa, Lula havia citado que já iniciou estudos para a criação de uma moeda unifica para a América Latina, com o objetivo de estreitar os laços financeiros com os países vizinhos.

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião com o Presidente da República Argentina, Alberto Fernández | Imagem: Agência Brasil

“Pretendemos superar barreiras às nossas trocas, simplificar e modernizar regras e incentivar o uso de moedas locais. Também decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda comum sul-americana”, afirmou o presidente argentino em entrevista ao Jornal Perfil. O presidente do país vizinho pareceu bem animado com a possibilidade e afirmou que o objetivo é também reduzir a dependência do dólar.

Continue lendo depois da publicidade:

Em coletiva de imprensa realizada com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ele explicou que a ideia não é unificar a moeda, como ocorre com o Euro na Europa, mas criar uma moeda comum para facilitar os acordos comerciais dos países integrantes da America do Sul. Haddad deixou claro que o Brasil não vai deixar de usar o Real como moeda oficial, assim como a argentina seguirá usando o peso caso a proposta avance.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.