18.6 C
Ponta Grossa
quinta-feira, julho 18, 2024

Política ou Futebol? Quando o tabu se mistura no simbolismo – análise

Sempre diziam que "política e futebol não se discute", mas parece que isso caiu por terra

Ponta Grossa
céu limpo
16.7 ° C
16.7 °
16.7 °
78 %
0.7kmh
0 %
qui
21 °
sex
22 °
sáb
22 °
dom
22 °
seg
23 °

Colunas

Escrito por

As eleições de 2022 estão chegando ao fim, mas a Copa do Mundo está apenas começando. Diante dessa situação é comum encontramos bandeiras, camisas e elementos que nos remetem ao Brasil, seja por questões políticas envolvidas com o Bolsonaro ou pelo sonho de conquistar o hexa.

Obra “Andar de Cime” da artista Renata Lucas | Imagem: Reprodução / Folhapress

Discutir sobre futebol sempre foi um tabu, algo que “cada um tem o seu”, assim e ainda mais com a política, que os dois lados estão brigando quase que frente a frente. O velho ditado já dizia “política e futebol não se discute”, mas em 2022 esse tabu foi não só quebrado, mas jogado fora para quem sabe nunca mais voltar.

Continue lendo depois da publicidade:

Dos dois lados temos candidatos polêmicos e controversos, um deles por ter sido investigado por corrupção e outro por “não ter papas na língua”. O mais impressionante é que Bolsonaro conseguiu ressignificar o verde e amarelo que hoje envolve uma questão política extremamente densa.

Essa parece ser uma tendencia das políticas de direita, que podemos ver em Bolsonaro e também no ex-presidente americano Donald Trump, que usou a bandeira e o patriotismo a seu favor. A situação ficou tão tensa que diversos Tribunais Regionais Eleitorais se manifestaram dizendo que bandeiras do Brasil não se enquadra em propaganda eleitoral, mostrando que essa é uma preocupação dos eleitores.

Mas como saber se alguém apenas está sonhando com o hexa ou apoia Bolsonaro? Pois é, essa é uma situação extremamente difícil de se explicar. Resta aguardar o final das eleições para enfim descobrir se o simbolismo da bandeira será resgatado e todos os brasileiros irão gritar por um hexa!

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.