12.9 C
Ponta Grossa
segunda-feira, julho 15, 2024

40 nomes da região se lançaram candidatos em 2022

Representantes dos Campos Gerais tentam vagas para deputado e Senado

Ponta Grossa
nublado
13.2 ° C
13.2 °
13.2 °
97 %
2.5kmh
100 %
seg
13 °
ter
15 °
qua
20 °
qui
22 °
sex
15 °

Colunas

Escrito por

A eleição legislativa e presidencial de 2022 movimentou várias lideranças e personalidades de Ponta Grossa e de outras cidades da região, como Castro, Palmeira, Tibagi e Carambeí, que se lançaram como candidatos a deputados federais, estaduais e até mesmo a senador. Vamos listar agora 40 nomes que estarão concorrendo à eleição:

Aline Sleutjes (PROS):

Aline Sleutjes (PROS) | Imagem: Reprodução / Câmara de Deputados

A castrense Aline Sleutjes, primeira mulher dos Campos Gerais a ser eleita deputada federal, almeja uma cadeira no Senado. Bolsonarista e defensora do agronegócio, se filiou ao PROS para concorrer.

Continue lendo depois da publicidade:

 

Aliel Machado (PV):

Aliel Machado (PV) | Imagem: Reprodução / Wikipedia

Deputado federal por dois mandatos, Aliel Machado já foi vereador em Ponta Grossa e candidato a prefeito em 2016. Concorre à reeleição do cargo pelo PV, onde dá apoio a Requião e Lula na região.

Altamir Sanson (PSB):

Altamir Sanson (PSB) | Imagem: Reprodução / P1 News

Prefeito da cidade de Palmeira por duas vezes (entre 2004 e 2012), o servidor público ficou como suplente na ALEP em 2014. Concorre agora à deputado federal pelo PSB.

Amanda Costa (PSD):

Amanda Costa (PSD) | Imagem: Reprodução / Divulgação

Candidata a deputada estadual pelo PSD, Amanda também é natural de Palmeira e trabalha na Secretaria Municipal de Assistência Social de Ponta Grossa. É a primeira vez que pleiteia um cargo político.

Angela Mercer (PSD):

Angela Mercer (PSD) | Imagem: Reprodução / Blog do Jhonny

Prefeita de Tibagi entre 2012 e 2016, também foi vereadora pelo município e é professora. Se lança como candidata a deputada federal pelo PSD, sendo a única representante tibagiana no pleito.

Capitão Saulo (Republicanos):

Capitão Saulo (Republicanos) | Imagem: Reprodução / Blog do Tupan

Vice-prefeito de Ponta Grossa desde 2020 e insatisfeito com a atual gestão, o policial militar renunciou ao posto e se candidatou à deputado federal pelo Republicanos, contrariando a vontade da prefeita e dos irmãos Rangel.

Célio Rodrigues (PT):

Célio Rodrigues (PT) | Imagem: Reprodução / Divulgação

O agricultor nascido em Ponta Grossa é candidato a deputado federal pelo PT juntamente com uma bancada coletiva. Foi candidato a vereador em 2020 na cidade, pelo PCdoB.

Daniel Villa Romana (Rede):

Daniel Villa Romana (Rede) | Imagem: Reprodução / Divulgação

O empresário, nascido em Tupãssi, no oeste do Paraná, Daniel foi candidato a vereador em Ponta Grossa em 2004, 2008 e 2020, sendo suplente nas três vezes. Concorre a deputado estadual pela Rede Sustentabilidade. 

Douglas da Lugano (Novo):

Douglas da Lugano (Novo) | Imagem: Reprodução / Divulgação

O também empresário, gerente da churrascaria Lugano em Ponta Grossa, tenta uma vaga a deputado estadual pelo Partido Novo, sendo sua primeira candidatura em uma eleição.

Douglas Roberto (PROS):

Douglas Roberto (PROS) | Imagem: Reprodução / Divulgação

Castrense e agricultor, foi candidato a vereador nas últimas eleições no município, ficando como suplente. Em 2022, tenta uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo PROS.

Dr. Magno (PTB):

Dr. Magno (PTB) | Imagem: Reprodução / Divulgação

O médico foi vereador em Ponta Grossa em 2016. Em 2018, foi deputado estadual suplente e em 2020, candidato a vereador em Ponta Grossa, não sendo eleito. Em 2022, concorre como deputado federal pelo PTB.

Dr. Zeca (UB):

Dr. Zeca (UB) | Imagem: Reprodução / Divulgação

Vereador de Ponta Grossa por cinco mandatos, o médico também foi vice-prefeito na gestão de Marcelo Rangel em 2012 à 2016. Tenta se eleger como deputado estadual pela segunda vez, agora pelo União Brasil.

 

Emerson Bacil (UB):

Emerson Bacil (UB) | Imagem: Reprodução / Assembleia Legislativa do Paraná

Natural de São Mateus do Sul, o advogado foi candidato a vice-prefeito de São João do Triunfo em 2008 e deputado estadual suplente em 2018. Tenta novamente o cargo de deputado estadual, também pelo União Brasil. 

Fátima Castro (PROS):

Fátima Castro (PROS) | Imagem: Reprodução / Divulgação

A assistente social é paulista, mas foi criada em Castro, onde foi vereadora por dois mandatos e presidente da Câmara da cidade entre 2019 e 2020. Tenta uma vaga como deputada estadual pelo PROS.

Faynara Merege (PSD):

Faynara Merege (PSD) | Imagem: Reprodução / Divulgação

A engenheira civil é nascida em Curitiba, mas atua em Ponta Grossa. Em 2020, também foi candidata a vereadora pelo município e acabou ficando como suplente. Concorre à uma vaga de deputada estadual pelo PSD.

Felipe Passos (PSDB):

Felipe Passos (PSDB) | Imagem: Reprodução / Blog do Jhonny

Vereador em Ponta Grossa desde 2016, postula ao cargo de deputado estadual pelo PSDB. Defensor da causa dos cadeirantes e pessoas com deficiência, é réu por suposto crime de rachadinha e assédio sexual em PG.

Geraldo Stocco (PV):

Geraldo Stocco (PV) | Imagem: Reprodução / Arede

Também vereador em Ponta Grossa desde 2016, sendo o mais votado nas eleições de 2020, Stocco concorre a um cargo de deputado estadual pelo Partido Verde, após ter passado pelos partidos Rede e PSB.

Gerveson Tramontin (PT):

Gerveson Tramontin (PT) | Imagem: Reprodução / Divulgação

Professor da rede pública estadual, já foi vereador de Ponta Grossa em 2004 e candidato a prefeito em 2008, todas as vezes pelo PT. Em 2022, se lança como candidato a deputado estadual, juntamente com um coletivo.

Guilherme Mazer (PSOL):

Guilherme Mazer (PSOL) | Imagem: Reprodução / Divulgação

Encabeçando uma candidatura também coletiva para deputado estadual pelo PSOL, Mazer já concorreu ao cargo de vereador em Ponta Grossa e atualmente faz parte do mandato coletivo da vereadora Josi, do mesmo partido.

Jaciara Melo (Solidariedade):

Jaciara Melo (Solidariedade) | Imagem: Reprodução / Divulgação

Ponta-grossense, é formada em jornalismo e atua como redatora. Suplente na eleição municipal de 2020, é candidata a deputada federal pela primeira vez pelo Solidariedade. É a única mulher negra a concorrer pela região.

Jocelito Canto (PSDB):

Jocelito Canto (PSDB) | Imagem: Reprodução / Blog Politicamente

O ex-prefeito de Ponta Grossa e ex-deputado estadual volta à ativa na política paranaense. Jocelito, após anos como apresentador de TV, agora tenta uma vaga de deputado federal como candidato do PSDB.

 

Julio Kuller (MDB):

Julio Kuller (MDB) | Imagem: Reprodução / Divulgação

Atual vereador em Ponta Grossa, exerceu os cargos por três vezes – entre 2004 à 2016, onde também foi candidato a prefeito da cidade. Em 2022, tenta pela segunda vez se eleger deputado estadual pelo MDB. 

Keyla Ávila (PP):

Keyla Ávila (PP) | Imagem: Reprodução / Divulgação

Natural de Ponta Grossa, a empresária já foi correspondente bancária e atualmente se postula pela primeira vez em uma eleição, concorrendo como candidata a deputada federal pelo Partido Progressista.

Mabel Canto (PSDB):

Mabel Canto (PSDB) | Imagem: Reprodução / Wikipedia

Candidata a prefeita de Ponta Grossa em 2020 e filha de Jocelito, Mabel concorre ao seu segundo mandato como deputada estadual no Paraná. Ela também se filiou ao PSDB, junto com o pai.

 

Moacyr Fadel (PSD):

Moacyr Fadel (PSD) | Imagem: Reprodução / Portal D’ponta News

Prefeito de Castro por 4 mandatos, Moacyr tenta conquistar um assento na Assembleia Legislativa como deputado estadual. Fadel, após anos no MDB, agora é filiado ao PSD, dando apoio ao governador Ratinho Júnior.

 

Marcelo Rangel (PSD):

Marcelo Rangel (PSD) | Imagem: Reprodução / Geraldo Bubniak / AEN

Prefeito de Ponta Grossa de 2012 a 2020, é uma das principais figuras políticas da cidade. Saiu do PSDB após o partido não apoiar Ratinho Júnior em sua reeleição. Com isso, foi para o PSD, onde tentará novamente se eleger deputado estadual.

 

Nane (PROS):

Nane (PROS) | Imagem: Reprodução / Divulgação

Servidora pública municipal de Ponta Grossa, já concorreu como vereadora nas duas últimas eleições, ficando como suplente do cargo. Em 2022, tenta uma vaga como deputada estadual pelo PROS.

Osires Nadal (PTB):

Osires Nadal (PTB) | Imagem: Reprodução / Divulgação

Advogado ponta-grossense, é a primeira vez que concorre à uma eleição. Almeja o cargo de deputado estadual pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Plauto (UB):

Plauto (UB) | Imagem: Reprodução / Assembleia Legislativa do Paraná

Deputado estadual desde 1990, Plauto tenta o seu nono mandato consecutivo na Assembleia Legislativa, desta vez pelo União Brasil. Se eleito, será o ponta-grossense com maior tempo de atuação na ALEP.

Pedro Ivo (PROS):

Pedro Ivo (PROS) | Imagem: Reprodução / Redes Sociais do candidato

Ex-vereador em Carambeí e candidato a prefeito do município em 2020, o carpinteiro e empresário concorre a deputado estadual pelo PROS. É a primeira vez na história que a cidade terá representantes disputando o cargo.

Professor Carlão (MDB):

Professor Carlão (MDB) | Imagem: Reprodução / Divulgação

Natural de Ponta Grossa, o professor de ensino médio atua em Carambeí, onde já concorreu como vereador por 3 ocasiões, sendo suplente em todas. Tenta uma cadeira como deputado estadual pelo MDB. É o único negro na disputa.

Professor Razouk (Podemos):

Professor Razouk (Podemos) | Imagem: Reprodução / CGN

Formado em Farmácia pela UEPG, o professor atua no nível superior de ensino e já foi secretário de educação do município entre 1989 e 92. É candidato pela primeira vez a um cargo eletivo, no caso, como deputado estadual pelo Podemos.

Rudolf Polaco (UB):

Rudolf Polaco (UB) | Imagem: Reprodução / D’Ponta News

Advogado ponta-grossense, já foi vereador da cidade em 2016. Em 2020, apesar de ter sido o 6° mais votado, não se elegeu por conta do quociente partidário. Agora tenta um posto como deputado federal pelo União Brasil.

Ricardo Zampieri (PTB):

Ricardo Zampieri (PTB) | Imagem: Reprodução / Blog do Johnny

Ex-vereador e candidato a vice-prefeito em 2020, o político e empresário de PG se filiou ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) para também concorrer a uma vaga de deputado estadual, apoiando Bolsonaro.

Sandro Alex (PSD):

Sandro Alex (PSD) | Imagem: Reprodução / PSD

Deputado federal desde 2010, Sandro é irmão de Rangel. Se licenciou do cargo em 2019 para se tornar secretário de infraestrutura do Paraná. No fim de março, renunciou à pasta para concorrer ao quarto mandato como deputado federal pelo PSD.

Sol Menezes (PDT):

Sol Menezes (PDT) | Imagem: Reprodução / Divulgação

Natural de Guaraniaçu – sudoeste do estado – atua em Ponta Grossa como empresária, advogada e costureira. É a sua primeira participação em uma campanha eleitoral, sendo candidata a deputada estadual pelo PDT.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.