9 C
Ponta Grossa
terça-feira, julho 23, 2024

Nove candidatos concorrem ao cargo de governador do PR. Saiba quem é quem:

Corrida ao Palácio do Iguaçu tem nomes conhecidos e novatos

Ponta Grossa
céu limpo
10.6 ° C
10.6 °
10.6 °
83 %
1.2kmh
1 %
ter
22 °
qua
23 °
qui
25 °
sex
25 °
sáb
24 °

Colunas

Escrito por

Imagens reproduzidas para fins editoriais

No início do mês terminou o prazo para o registro de candidaturas no site do TSE para quem quiser concorrer ao pleito de 2022 em quaisquer um dos cargos. O Jornal Colabore lista os 9 nomes que se inscreveram para concorrer à cadeira de governador do estado do Paraná, mandato que se inicia em 2023 até 2027:

Continue lendo depois da publicidade:

Ratinho Júnior (PSD):

Imagem: Reprodução / Prefeitura de Senges

Coligação: A Mudança Não Para, Pra Frente Paraná (PSD, Republicanos, MDB, Solidariedade, PL, UB, PMB, PP, Agir36, PROS, PTB)

Vice: Darci Piana (PSD)

Filho do apresentador Ratinho e atual governador do estado, busca a reeleição do mandato. Nascido em Jandaia do Sul, é comunicador, radialista e já exerceu os cargos de deputado estadual e federal, além de ter sido secretário de obras e infraestrutura na gestão Beto Richa.

Roberto Requião (PT):

Imagem: Reprodução / Partido dos Trabalhadores (PT)

Vice: Jorge Samek (PT)

Coligação: Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV)

Requião é ex-governador pelo MDB entre 1990 e 1994 e em 2003 a 2010. É curitibano, jornalista, advogado e já exerceu os cargos de prefeito da capital do estado, secretário estadual de desenvolvimento urbano no governo Álvaro Dias e senador. Se filiou ao PT em 2022 após discordâncias com seu antigo partido.

Ricardo Gomyde (PDT)

Imagem: Reprodução / Bem Paraná

Vice: Eliza Ferreira (PDT)

Coligação: PDT

Nascido em Ibaiti, Gomyde foi deputado federal entre 1995 à 99. Também atuou como vereador em Curitiba, além de ter sido secretário de esportes do Paraná e assessor do Ministério do Esporte durante a Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

Ângela Machado (PSOL)

Imagem: Reprodução / G1 Globo

Vice: Sérgio Nakatani (PSOL)

Coligação: Federação PSOL/Rede

De São José dos Pinhais, Ângela é formada em História e leciona na rede pública estadual há quase 25 anos. Ativista da causa dos professores, ficou conhecida após os protestos de 2015, sendo uma figura importante na Batalha do Centro Cívico. Também é membra do coletivo feminino Juntas!

Joni Correa (DC)

Imagem: Reprodução / NSC Total

Vice: Gledson Zawadzki (DC)

Coligação: DC

Novato em eleições, Correia tem formação em Direito e Publicidade. Natural de Cornélio Procópio, trabalhou como professor, empresário e diretor da Secretaria de Trabalho de Curitiba e da Secretaria de Governo de Foz do Iguaçu.

Solange Bueno (PMN)

Imagem: Reprodução / Bem Paraná

Vice: Osni Minotto (PMN)

Coligação: PMN

A maringaense é professora de música concorre pela primeira vez à um cargo eletivo. Solange é defensora de Jair Bolsonaro e participou de algumas manifestações favoráveis ao presidente.

Viviane Motta (PCB)

Imagem: Reprodução / G1 Globo

Vice: Diego Valdez (PCB)

Coligação: PCB

Vivi Motta é natural de Cuiabá, capital do Mato Grosso. Formada em Ciências Sociais e Psicologia pela UFMT, atua no Paraná como professora de Sociologia da rede estadual. É membra do Coletivo Feminista Ana Montenegro.

Professor Ivan (PSTU)

Imagem: Reprodução / CBN Ponta Grossa

Vice: Phill Natal (PSTU)

Coligação: PSTU

Ivan também é professor da rede estadual, formado em Geografia. Nascido em Paranavaí, já trabalhou como comerciante, policial militar e nos Correios. Esta é a 9° eleição disputada por ele, sendo a 2° como candidato à governador

Adriano Teixeira (PCO)

Imagem: Reprodução / Gazeta do Povo

Vice: Cristiano Kusbick Poll (PCO)

Coligação: PCO

Concorrendo pela primeira vez ao pleito de governador do Paraná, Adriano é licenciado em História, mas atualmente trabalha com pintura e funilaria em Paranavaí, sua cidade-natal. Foi candidato à vereador do munícipio em 2020.

O Jornal Colabore é independente e nunca recebeu dinheiro diretamente de partidos políticos ou mesmo pessoas ligadas a política. Permanecemos com nosso compromisso diante do fato.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.