11.2 C
Ponta Grossa
segunda-feira, julho 22, 2024

Ponta Grossa promove mutirão de exames preventivos no fim de semana

O mutirão será direcionado para mulheres de 24 a 64 anos de idade

Ponta Grossa
céu pouco nublado
11.2 ° C
11.2 °
11.2 °
63 %
0.7kmh
14 %
seg
22 °
ter
23 °
qua
24 °
qui
25 °
sex
15 °

Colunas

Escrito por

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa irá promover no próximo sábado (28), um mutirão para a coleta de exames preventivos para mulheres entre 24 e 64 anos de idade do município—O principal objetivo dos exames é a prevenção contra o câncer de colo de útero. Os atendimentos ocorrem das 8h às 17 horas, em cinco unidades de saúde, sendo elas: Egon Roskamp, na Santa Paula, Cyro de Lima, em Oficinas, Luiz Conrado Mansani, em Uvaranas, Rômulo Pazinato, na Nova Rússia e Julio de Azevedo, na Vila Vilela, com as vagas sendo limitadas.

Maria Aparecida Santos é zeladora e realizou o exame em 2014. Ela conta que costumava sentir muitas dores, principalmente durante o período menstrual, e relata que foi através do exame preventivo que acabou descobrindo que tinha problemas sérios no útero e nas trompas, por sorte, foi possível realizar o tratamento a tempo. “É um exame muito bom e que me ajudou muito, pois foi através dele que eu pude ver todos os problemas que eu tinha com meu útero e pude resolver esses problemas. ”. 

Continue lendo depois da publicidade:

Como é realizado o exame Papanicolau

O Papanicolau, que recebe esse nome devido ao médico romeno Georgios Papanicolaou, consiste em coletar células do colo do útero para a análise. Primeiro ocorre a observação da vulva, através de um aparelho chamado espéculo vaginal, também conhecido como bico de pato.

Item usado para realizar o exame – Imagem: Reprodução / Unilaboratorial

Após a coleta do exame, ele pode ser classificado em três moderações, chamada de Neoplasia Intraepitelial Cervical (NIC), podendo ser NIC 1, 2 ou 3, sendo a primeira a mais leve e a última a mais grave, como explica a técnica em enfermagem Leticia Ferreira. Ela também conta que é preciso realizar os exames anualmente para manter a prevenção.

De acordo com a prefeitura, o objeto é realizar mutirões em pelo menos um sábado até o mês de setembro, intensificando as ações em outubro. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, a expectativa é que sejam coletados seis mil exames preventivos até o fim do mutirão.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.